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Novo varejo, sem tirar o olho do essencial.

Atualizado: 29 de set. de 2022

Da série – Vamos pensar juntos?

Tema de hoje – Novo varejo, sem tirar o olho do essencial.


Nos últimos meses o varejo teve sua constante transformação intensificada ou anabolizada (ouvi isso numa live e achei engraçado).


As ferramentas digitais evoluíram muito e foram impulsionadas pela necessidade de buscar novas e/ou mais eficientes formas de vender. Já vinham se colocando como uma realidade antes da pandemia, mas nos últimos meses fincaram bandeira no ecossistema do comércio. O movimento em direção à omni-canalidade se acentuou e novas soluções e tecnologias avançam diariamente.


Reflito sobre isso e me pergunto: Para onde precisamos olhar para criar as melhores práticas e experiências nesse momento?


A resposta principal que chego é: buscando aquilo que é essencial.

Socialização, identificação, pertencimento e conveniência. E como desdobramento dessas premissas, listo:

. Lojas como ponto de encontro;

. Vendedor como consultor ou amigo.

. Relacionamento.

. Trocas justas e simples.


Muito familiar? Essas características são as motivadoras da base do comércio de antes, de hoje e acredito que de sempre. Um tanto óbvio, certo? Mas, acredite, essas são diretrizes essenciais para nos guiar.


A transformação que estamos vivendo nesse momento leva a assinatura dos canais de comunicação. As redes sociais e canais digitais são maravilhosas ferramentas tecnológicas que apresentam novas possibilidades de alcançar os consumidores e de estabelecer uma comunicação mais customizada. Libertaram as trocas de informação da via massificada e permitem uma conexão mais direcionada.


Mas e as lojas físicas, como ficam?


Agora que as marcas têm a possibilidade aumentar os pontos, o tempo e a frequência do contato com seus clientes, elas podem estar mais próximas dos seus consumidores e identificar com mais precisão o que esperam, ajustando a oferta, o conteúdo e descobrindo novas formas de gerar valor para seus consumidores. Mais do que oferecer os produtos de qualidade, podem participar do dia a dia das pessoas e convidá-las a fazer parte da marca também.


A loja física é o lugar onde a relação se consolida, onde fechamos o círculo e podemos criar vínculos emocionais e memórias.

É o lugar para viver experiências sensoriais, imersivas e estreitar o relacionamento. Onde podemos olhar no olho e encantar através dos sentidos.


Estamos em constante mudança, em constante transformação e ressignificação. As ferramentas de comunicação mudam, a velocidade das mudanças se intensifica, os produtos e serviços evoluem. O que não muda é o essencial, o que é inerente a nós, seres humanos - nos relacionar, pertencer, trocar. Os aspectos físico e social fazem parte da condição humana e precisamos deles para alcançar o que é preciso para viver bem.


Buscar novas soluções, se atentar para as inovações é importante, sempre! Mas siga em frente sem tirar o olho do que é essencial. Isso vai te ajudar a dedicar esforços na direção certa.

Conte comigo para te ajudar a fazer as perguntas, testar respostas e a encontrar o espaço ideal para sua marca e consumidores.


E aí, vamos conversar e pensar juntos?


Abraços e até a próxima!

Tati Gonçalves

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