Novo varejo, sem tirar o olho do essencial.
Da série – Vamos pensar juntos?
Tema de hoje – Novo varejo, sem tirar o olho do essencial.
Nos últimos meses o varejo teve sua constante transformação intensificada ou anabolizada (ouvi isso numa live e achei engraçado).
As ferramentas digitais evoluíram muito e foram impulsionadas pela necessidade de buscar novas e/ou mais eficientes formas de vender. Já vinham se colocando como uma realidade antes da pandemia, mas nos últimos meses fincaram bandeira no ecossistema do comércio. O movimento em direção à “omni-canalidade” se acentuou e novas soluções e tecnologias avançam diariamente.
Reflito sobre isso e me pergunto: Para onde precisamos olhar para criar as melhores práticas e experiências nesse momento?
A resposta principal que chego é: buscando aquilo que é essencial.
Relacionamento, identificação, pertencimento e valor. E como desdobramento dessas premissas, listo:
. Lojas como ponto de encontro;
. Vendedor como consultor ou amigo.
. Proximidade no relacionamento (pós-venda, principalmente).
. Trocas justas e simples.
Muito familiar? Essas características são as motivadoras da base do comércio de antes, de hoje e acredito que de sempre. Um tanto óbvio, certo? Mas, acredite, essas são diretrizes essenciais para nos guiar.
A transformação que estamos vivendo leva a assinatura dos canais de comunicação.
Hoje não é necessário investir altos valores em off-line, televisão ou revistas para atingir um % pequeno de pessoas que possam se interessar por sua marca. Falar sem saber se está sendo ouvido ou, mais importante, como está sendo interpretado.
As redes sociais, canais digitais e as maravilhosas ferramentas tecnológicas, apresentam novas possibilidades de alcançar os consumidores e estabelecer uma troca de mão dupla. Libertaram a comunicação da via massificada e permitem uma conexão com mais pessoalidade.
Mas e as lojas físicas, como ficam?
Agora que as marcas têm a possibilidade aumentar os pontos, o tempo e a frequência do contato com seus clientes, elas podem estar mais próximas dos seus consumidores e identificar com mais precisão o que esperam, ajustando o tom de voz, o conteúdo e descobrindo novas formas de gerar valor para seus consumidores. Mais do que oferecer os produtos de qualidade, podem participar do dia a dia das pessoas e convidá-las a fazer parte da marca também.
A loja física é o lugar onde a relação se consolida, onde fechamos o círculo e podemos criar vínculos emocionais e memórias.
É o lugar para viver experiências imersivas e estreitar o relacionamento. Onde podemos olhar no olho e encantar através dos sentidos. Como antes, só que ainda melhor.
Estamos em constante mudança, em constante transformação e ressignificação. As ferramentas de comunicação mudam, a velocidade das mudanças se intensifica, os produtos e serviços evoluem. O que não muda é o essencial, o que é inerente a nós, seres humanos - nos relacionar, pertencer, trocar. Os aspectos físico e social fazem parte da condição humana e precisamos deles para alcançar o essencial.
Buscar novas soluções, se atentar para as inovações é importante, sempre! Mas siga em frente sem tirar o olho do que é essencial. Isso vai te ajudar a dedicar esforços na direção certa.
Conte comigo para te ajudar a fazer as perguntas, testar respostas e a encontrar o espaço ideal para sua marca e consumidores. Vamos conversar e pensar juntos?
Abraços e até a próxima!
Tati Gonçalves