Todos nós refletimos nos espaços que habitamos características do nosso comportamento, dos
nossos relacionamentos e nossas crenças. Neles materializamos memórias de forma
consciente e inconsciente, manifestamos sonhos e até mesmo os nossos medos.
Cada pessoa tende a construir para si um lugar particular, com características únicas, mas com
objetivos comuns. Buscamos um lugar seguro, confortável, onde possamos nos manifestar e
cultivar nossas histórias.
Mas, nossa sensação de completude vai além dos nossos lares. Buscamos nos conectar e nos
corresponder não só com quem habita nossa casa. Somos seres sociais, queremos estar
próximos uns dos outros, queremos pertencer. Somos capazes de criar conexões profundas e
isso é o que buscamos na maior parte do tempo e o que mais valorizamos. Isso inclui as nossas
escolhas de compra.
É importante ter a dimensão do impacto dos espaços em nossas vidas e em nossas relações.
Da mesma forma é importante observar as nossas principais motivações. Sempre digo que a
arquitetura pode representar um caminho para tornar as relações e as interações humanas
melhores. Ao entrar em um ambiente ficamos submersos naquela atmosfera e essa
interação gera uma reação.
O espaço pode refletir a beleza de uma identidade, contar histórias e ser o cenário ideal para
criar memórias e conexões.
Nesse contexto, podemos iniciar o exercício.
1- Como primeiro passo para construir a estratégia de arquitetura ideal para sua Marca te
convido a algumas perguntas:
- Que experiência você quer entregar ao seu consumidor? E por que?
- Como você quer que seu consumidor perceba o ambiente da sua Marca ou o valor do seu
produto/serviço?
Essas respostas serão a base para a construção da sua estratégia. Meu conselho é que você
procure ser preciso em suas respostas.
2- Depois você pode investigar as situações que já te levaram a perceber valores próximos aos
que você quer entregar.
Procure registrar essas situações através de texto ou, melhor ainda, de imagens. O objetivo desse passo é trazer aos olhos esses exemplos e tornar algumas soluções tangíveis.
3- Agora vamos buscar entender a relação do seu consumidor com sua Marca.
- Que experiência você acredita que ele espera da sua Marca?
- Como você acha ele percebe em seu ambiente?
Muitas vezes esse passo gera desconforto. Isso porque pode ser o momento em que se
percebe a distância daquilo que se quer oferecer para o que de fato se oferece. Pode não ser o
seu caso, mas se for, não se preocupe. Saiba que a arquitetura espelha o amadurecimento de
uma trajetória e está em constante mudança, atualização e evolução e tudo isso vem com o
tempo. Quanto mais nos aprofundamos, mais somos capazes de entender as necessidades,
expectativas dos consumidores e, a partir delas, estruturar soluções e recursos para tornar os
espaços melhores.
4- Escolha um espaço da sua marca para fazer um diagnóstico.
Escolha uma loja para identificar o que você acredita que pode melhorar. Troque com sua
equipe de atendimento, ouça os problemas que são vividos no espaço e, se possível, fique um
tempo na loja observando como os usuários interagem com o ambiente.
5- Procure um arquiteto.
O exercício realizado vai te dar informações, fundamento e será matéria para alimentar todo o
processo de projeto, vai evidenciar os seus objetivos e sua realidade. O arquiteto vai te ajudar
a organizar essas informações sob a ótica da arquitetura e a decifrar em meio a milhares de
possibilidades e variáveis, uma combinação única para o seu espaço de forma estruturada.
Entenda o processo de projeto como uma oportunidade de desenvolver sua Marca e como um
caminho para alcançar suas metas.
Ninguém conhece melhor o seu negócio do que você, mas organize uma equipe interna para
trocas as soluções e conte com um arquiteto especializado. Ao fazer juntos, certamente vocês
irão encontrar um cenário mais maduro e eficiente. Acredite, resultados positivos virão.
Se quiser que eu te ajude com o diagnóstico, clique aqui e me escreva. Será um prazer colaborar com você.
Abraços e até a próxima!
Tati Gonçalves.
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