top of page
_B0A0061-1.jpg

Arcani

XP Investimentos

cliente-arcani
Uma assessoria financeira que tinha como objetivo a construção de um espaço que representasse toda seriedade e competência que possuem e dedicam aos seus clientes. 
 

Cliente

Arcani XP Investimentos

Conheci um dos sócios da Arcani há muitos anos e foi uma alegria ter sido convidada a fazer parte desse projeto. A Arcani é uma assessoria financeira plugada na XP e tinha como objetivo a construção de um espaço que representasse toda seriedade e competência que possuem e dedicam aos seus clientes.

 

Visitei com eles algumas salas até que eles encontraram um espaço perfeito no Américas Corporate. Antes da intervenção, a sala parecia um labirinto, com diversas salinhas pequenas sem janelas, um forro baixo e uma circulação super confusa. Apesar disso, o espaço era permeado por varanda e todas as fachadas ventiladas e iluminadas. Vi muito potencial ali. 

 

Propus demolir tudo e deixar o espaço todo livre e conectado visualmente, eles toparam! A solução era ousada dado o tamanho da intervenção, mas o resultado do layout ficava em linha com o que eles idealizavam. 

 

O espaço é como um grande retângulo e possui no seu eixo o bloco de elevadores e escada de acesso. Essa configuração nos permitiu dividir o retângulo em duas partes e ter entre elas a recepção como ponto de conexão. Ao entrar no espaço temos primeiro a recepção e depois de um lado as salas de operações restritas aos colaboradores e do outro lado a área mais social, com salas de reunião e lounge. Conseguimos um layout bem setorizado e ao mesmo tempo integrado visualmente. Essa integração visual potencializa o aproveitamento da iluminação natural e permite ao usuário entender a amplitude da sala. 

 

Um dos maiores desafios foi organizar toda a infraestrutura de ar condicionado, elétrica e sistema de prevenção de incêndio para deixar a linda laje nervurada aparente. Um outro detalhe que me deixou muito feliz foi o resultado para os pilares. Eu os idealizei redondos, antes eram quadrados, a solução foi usar cilindros de papelão usados como forma, quando o papelão finalmente foi retirado, os pilares ficaram simplesmente lindos. A textura do material bruto foi assumida e é um os meus pontos favoritos. Para os demais materiais escolhemos a madeira mais escura e com veios bem marcados, o preto, o branco iluminado, o couro caramelo, dourado mate em pequenos detalhes e o cinza essa é uma composição bem sofisticada. 

 

Data

2022

Autoria

Tati Gonçalves

bottom of page