Projeto fundamentado em uma identidade inovadora, ousada e autêntica
Data
2023
Cliente
Vicenza
Em agosto de 2023, iniciamos nossa parceria com a Vicenza projetando a VCZ001, a flagship da marca que fica na Oscar Freire, SP. O projeto está fundamentado na identidade da Vicenza, que é inovadora, ousada e autêntica.
O movimento que a marca faz é um convite para expressar quem somos; autenticidade tem a ver com assumir nosso jeito e beleza únicos.
Não somos estáticos, experimentamos, mudamos, às vezes recomeçamos, e o resultado é crescimento.
A Vicenza reveste esse exercício com humor, alegria e intensidade. Para levar tudo isso para o espaço, começamos elencando algumas palavras protagonistas como: movimento, vibrar, cor, transparência, brilho e incomum.
A fachada é um dos pontos mais fortes do projeto. Criamos uma imensa caixa de vidro, imponente e, ao mesmo tempo, leve, que pulsa cor e funciona como um marco na icônica Oscar Freire.
O formato da edificação, longo e estreito, impõe um forte e extenso eixo de circulação. Esse formato é desafiador, pois poderia gerar desinteresse para os elementos que estivessem mais ao final da linha. Contornamos esse cenário fatiando esse longo retângulo em espaços setorizados de experiência.
Entrando na loja, temos no primeiro trecho uma área de pé direito duplo. Apresentamos os produtos nas duas laterais e em pequenas ilhas no meio. Os planos de fundo para os produtos são neutros e leves. Nas paredes, acima de uma determinada altura, fizemos a aplicação de um papel de parede exclusivo da marca.
A ideia é que, com o tempo, esse papel possa mudar de cor, alterando bastante o espaço. Olhando para cima, vemos uma linda e exclusiva luminária pendente que concentra os spots de iluminação.
Quando entramos no segundo trecho de loja, na área de pé direito baixo, temos a continuação da linguagem de exposição, e no teto propusemos a aplicação de espelhos para refletir as cores e movimentos. A área de prova recebe um tapete com toque macio e possui pufes confortáveis dispostos de forma intercalada com as ilhas de exposição.
O terceiro trecho da loja é dedicado à customização e, para isso, desenhamos uma bancada bem especial que organiza os itens personalizáveis. Piso e teto recebem pastilhas de vidro com brilho para sutilmente refletirem cor e luz. Usamos uma das paredes desse trecho como uma vitrine interna, com blocos expositores e um grande espelho de fundo. Ainda temos uma estante dedicada a um dos produtos ícones da marca e uma parede com uma tela de LED onde se apresentam vídeos de campanhas.
Ao final desse trecho, chegamos na área dedicada ao pagamento, ao acesso aos estoques e ao showroom de atacado. Tudo isso acontece dentro de uma galeria de arte dedicada à Whitney, produto ícone da marca. Esse corredor é finalizado com um espelho e recebe na parede e no teto o pattern da VCZ em preto e branco.
A arquitetura está em linha com o branding da marca e proporciona uma imersão nesse universo autêntico da Vicenza. Foi incrível participar desse momento e uma honra poder assinar a VCZ001.
Autoria
Tati Gonçalves